quarta-feira, 12 de junho de 2013

Um pouco sobre Renovação


Renovação trata-se de um recurso que surgiu na versão ArchiCAD 15 e ele é apropriado para elaborar projetos de reforma (também denominado de retrofit). Com a Renovação é possível visualizar todas as etapas de uma reforma: estágio existente, demolições, modificações e o modelo proposto. Estas etapas são denominadas pelo aplicativo de “filtros”.

Com a renovação é possível criar as plantas de modificação, também chamadas de “plantas de demolir e construir” ou “vermelhos e amarelos”.


Paleta “Renovação”:

Através desta paleta o usuário consegue editar os elementos construtivos e de documentação de modo que eles acompanhem e representem as devidas etapas de reforma. Ela é acessado pelo Menu Janelas > Paletes > Renovação. 

*clique na imagem para vê-la maior:


A paleta é composta pelos seguintes itens:


   1. Status dos elementos construtivo:
        a. Existente: será mantido antes e após a reforma;
        b. A demolir;
        c. A construir;
   2. Filtros de Renovação: são basicamente 5 etapas, serão explicadas posteriormente;
   3. Opções de filtro de renovação;


Opções de filtro de renovação:


  1. Tipos de filtros existentes;
  2. Gerente de filtros: pode-se renomear, acrescentar, excluir, etc.
  3. Previsualização do filtro;
  4. Aqui o usuário pode escolher quais status dos elementos serão evidenciados no filtro criado ou editado;
  5. O usuário pode indicar se determinados elementos de documentação como rótulos, cotas de portas e janelas, zonas, tramas, objetos, etc. são visualizados, dependendo do status que os elementos construtivos eleitos.
  6. Estilos de renovação;


Estilos de renovação:


Nesta outra janela que é aberta tem-se parâmetros de representação gráfica 2D e 3D para os status do elementos construtivos. Portanto é aqui onde se define os contornos com cores vermelho e amarelo para elementos a construir e a demolir (respectivamente) – 1; se eles apresentarão hachuras (tramas) – 2; e a mesma coloração em ambiente 3D (3).


Atribuindo status de renovação aos elementos:

Indicar um estado para os elementos é bastante simples, há duas maneiras para realizar isto:



Filtros de renovação básicos do ArchiCAD:


Planta do existente: esta é a situação anterior à reforma, os elementos não apresentam vermelhos e amarelos, e este filtro mostrará os elementos de status “existente” e os “a demolir”, estes, por sua vez, não estarão em amarelo.


Planta de demolições: serão mostrados os elementos “existentes” e aqueles taxados como “a demolir” em amarelo;


Após demolição: serão mostrados apenas os elementos “existentes”, os demolidos serão ocultados;


Obs.: em nenhuma das três etapas acima serão mostrados elementos “a construir” (vermelhos).

Nova Construção: é a famosa “planta de demolir e construir”, ela evidencia os elementos de todos os status (existente, demolir, construir), nas suas respectivas cores (demolir – amarelo, construir – vermelho). Esta planta dá o panorama geral de uma reforma (figura na página seguinte).


Planejado: é a situação proposta, ideal, do projeto. Nela serão mostrados os elementos construtivos existentes e os taxados de “a construir” (sem a cor vermelha). Os elementos demolidos ficam ocultados (figura abaixo).



Trabalhando planta de reforma nas pranchas (modo simplificado):

Uma maneira simples de documentar os projetos de renovação será mostrada no passo a passo a seguir. 


Basicamente consiste em  atribuir o estágio de renovação desejado e jogar a planta direto do mapa de projetos para a prancha. O usuário pode combinar estilos de renovação com a visualização de vegetais para filtrar os elementos e as representações gráficas necessárias para a leitura adequada do projeto. O recurso dado pelos Mapas de Vistas auxiliam enormemente nisto (assunto para futuras postagens).

Portanto, a renovação é uma funcionalidade apropriada para gerenciar projetos desta natureza, mantendo a etapas construtivas organizadas sistematicamente. Além disso, é muito interessante o fato de tais etapas serem visualizadas em 3D, algo que facilita o diálogo entre o arquiteto e o cliente, ou ainda com os encarregados de executar a obra.

Foi passado aqui algumas dicas que servem como pontapé inicial para aqueles que tem interesse em utilizar este recurso. Vários dos parâmetros mostrados nesta postagem são provenientes de modelos padrões já oferecidos ArchiCAD (filtros de renovação, atributos dos elementos). Mas o usuário possui liberdade para fazer as devidas alterações que enquadrem bem aos perfis adotados pelo seu ambiente de trabalho.

Você também pode acompanhar alguns vídeos feitos pela Graphisoft a respeito deste recurso, é muito válido acompanhá-los.


_ _ _ _ _ _ _ _ _ _

Para quem quiser saber mais sobre o Curso de ArchiCAD on line, veja aqui!

Nenhum comentário :

Postar um comentário