sábado, 22 de outubro de 2011

Pinturas #5 - "Crucificação"

Retomando a série de pinturas. A quinta tela que apresento denomina-se "Crucificação".

*clique na imagem para vê-la maior

"Crucificação", 2004.

Esboço para a produção do quadro.

O quadro tem como tema algo que já foi muitíssimo explorado por diversos pintores no decorrer da história da arte ocidental, que é a crucificação. 

É um trabalho que buscou referências em obras de arte medieval, renascentista e principalmente arte barroca, com ênfase em seus esquemas de composição.

Exemplar de obra barroca: "Crucificação de São Pedro" - Caravaggio, 1600-1601.
Pintura barroca e suas linhas oblíquas, tal como é marcante na figura da cruz de São Pedro acima. 

A pintura é basicamente formada pela figura da cruz, deslocada, a esquerda da tela, e diversas figuras humanas que ajudam a retratar o sofrimento que presenciada pela cena.

Este sofrimento é intensificado na figura da cruz, que encontra-se oblíqua, demonstrando a fragilidade na qual a figura de Cristo é submetida neste tipo de cena. A cruz está em queda e as figura humanas localizadas próximas à ela tentam evitar isso, empurrando e puxando o crucifixo, gerando uma tensão.

A incandescência é outro aspecto de destaque, onde os tons avermelhados procuram enfatizar a dor e a idéia de carne, fazendo um contraste com os tons terrosos que permeiam por boa parte do quadro.

A figura feminina que compõe diversas obras com a temática da crucificação também esta presente aqui (embora seja pequena e discreta), estando localizada na parte central da tela. Esta idéia indica as fortes influências de alguns quadros estudados. 



 "A Primavera" -  Sandro Botticelli, 1478. 
Em seus vários quadros o artista coloca figura da mulher ao centro.

A luz presente em algumas partes da tela (extrema lateral esquerda e parte superior direita), dão a idéia de ponto de fuga, "luz do fim do túnel", uma esperança presente, por mais que a aflição seja algo predominante. Uma releitura do jogo de claro e escuro tão usada no Barroco.
 

Quem tiver interesse em adquirir meu trabalho, favor entre em contato pelos comentários.
 
Dados da obra:

Nome - "Crucificação"
Técnica - óleo sobre tela;
Dimensões - 70 x 50cm;
Ano de execução - 2004;
Obs.: Não está emoldurado;

Nenhum comentário :

Postar um comentário